sexta-feira

Aula de campo no Centro de Educação Ambiental

Cerca de 60 alunos do curso de Geografia do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Centro – participaram de uma aula de campo nesta quinta-feira (12), no Centro de Educação Ambiental Amaro Prata Tavares, em Guarus. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço.  Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, eles serão multiplicadores na identificação das espécies nativas plantadas no local.

Segundo a chefe do setor de Educação Ambiental, Ana Paula Teixeira, os alunos serão parceiros de trabalho no Centro. “Nós vamos aproveitar a mão-de-obra deles para poderem servir à sociedade e este será um instrumento de aprendizagem para estes jovens”, ressaltou.

O professor de Geografia, José Maria Ribeiro Miro, destacou que os estudantes estão frequentando lugares onde é possível desenvolver uma educação não formal (fora da sala de aula). “Estamos identificando os órgãos públicos para levar as turmas e dar aulas de campo. A nossa idéia no Centro, por exemplo, é identificar as espécies de árvores lá plantadas, bem como colocar placas de identificação contendo uma pequena explicação de cada árvore”, informou.

A estudante do primeiro período do Curso de Geografia do IFF, Ana Paula da Silva de Oliveira, 18 anos, disse que após visita ao Centro, vai passar a dar mais importância ao meio ambiente. “De certa forma, vou ter a oportunidade de aprender várias coisas e passar um pouco que eu aprendi para outros colegas”, disse.

Em seguida, o grupo partiu para o Rio Ururaí, onde se reuniu com os pescadores locais, para saber o tipo de pesca desenvolvida. Depois, os alunos e professores partiram para o Parque Estadual do Desengano, na Região do Imbé, que completa 42 anos nesta sexta-feira (13).