quarta-feira

Prefeitura faz novas convocações para o PACS e PSF

A Prefeitura de Campos está convocando mais 77 pessoas aprovadas no concurso realizado em 2008, para o preenchimento de vagas para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e para o antigo Programa Saúde da Família (PSF). Estão sendo chamados 71 agentes comunitários de saúde para o PACS e três médicos para o PSF. A convocação foi publicada nesta terça-feira (6), no Diário Oficial do Município, mas a lista com o nome dos convocados será republicada, com algumas retificações na Portaria 561/2012, referente ao PACS.

Estão sendo chamados 24 agentes comunitários de saúde para suprir desistências e mais 47 agentes e três enfermeiros para atuar em localidades que ainda não contam com a atuação do PACS. Equipes do PACS têm atuação vinculada especificamente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de distritos do interior. Atualmente, conta com 95 agentes comunitários e 9 enfermeiros do programa, atendendo a 33 comunidades de locais mais distantes da área central. Pelo PACS, já foram cadastradas, junto ao Ministério da Saúde, mais de oito mil famílias – cerca de 26 mil usuários.

PSF – Na convocação, também estão sendo chamados três médicos aprovados para o Programa Saúde da Família (PSF), atual Estratégia Saúde da Família (ESF). Ao todo, 28 aprovados foram chamados anteriormente para a formação de 3 equipes de ESF, para os núcleos Aldeia/Colégio Agrícola e Pernambuca/Pau Funcho. Equipes do ESF só são consideradas completas e recebem financiamento pelo Ministério da Saúde quando contam com médico, enfermeiro e agente comunitário de saúde.

- Em Campos, ainda não conseguimos formar equipes porque, até hoje, nenhum médico aprovado no concurso atendeu à convocação. O valor da remuneração dos médicos definida no edital do concurso ficou defasado em relação aos demais municípios da região, além do fato de, anteriormente, não ser exigida carga horária do profissional de 40 horas, o que fez com que os médicos não se interessassem pelo cargo. Esta é a quarta convocação de médicos para o PSF, sendo que, nas anteriores, foram convocados oito aprovados e nenhum atendeu ao chamamento -, contou.

Novas estratégias - Para suprir a ausência do programa, que foi suspenso em 2008, ainda, na gestão passada, a atual administração municipal criou estratégias, como a marcação de consultas especializadas e exames on-line em todas as 71 UBS e em mais 17 pólos; implantou o Emergência em Casa, que hoje já cobre todo o município; expandiu o PAD (Programa de Assistência Domiciliar), que tem 180 pacientes assistidos diariamente em casa; disponibilizou a coleta de exames laboratoriais em 50 UBS distribuídas estrategicamente por regiões; foi pioneiro no Estado do Rio na implantação de um programa direcionado especificamente a famílias de acampamentos e assentamentos agrários e remanescentes de quilombos, o PAAQ - Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas, que atende a 1.300 famílias de 11 comunidades; criou o PSE – Programa Saúde na Escola , com ações específicas da Saúde voltadas para alunos do Ensino Fundamental e de creches, entre outras.