quinta-feira

CCZ realiza mutirão de combate aroedores

Equipes do Centro de Controle deZoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Campos, realizaram, neste sábado(28), um mutirão contra roedores nos Parques Guarus, Cidade Luz e Lebret. Ostrês bairros concentraram o maior número de solicitações do serviço através do 0800.2828.822.Foram mais de 100 agentes sanitários com a meta de cobrir cerca de duas milcasas e aproximadamente 60 terrenos baldios.

O cerco aos roedores começou às8h, com as equipes fazendo a inspeção e aplicação de raticidas também em bueiros. Os agentesainda orientaram os moradores sobre os meios que propiciam a infestação de um local por ratos: “Roedores buscam alimento,água e abrigo e, por isso, é importante que as pessoas não deixementulhos nos quintais ou recipientes com restos de comida, de ração, água”,contou um dos supervisores do mutirão, Rogério Santos.

De acordo com o diretor do CCZ,César Salles, a desratização continua sendo feito rotineiramente nos bairros deCampos. “A preocupação é com as doenças transmitidas pelos ratos, como leptospirosee hantavirose, já que a procriação da espécie é maior nos meses mais frios”,disse o diretor.