quinta-feira

Rosinha acompanha visita da presidenta Dilma ao Açu


 

A prefeita Rosinha Garotinho participa nesta quinta-feira (26) da visita da presidenta da República, Dilma Roussef, às instalações do Super Porto do Açu, seguida de solenidade que celebrará o início da produção da OGX, empresa brasileira de exploração e produção de petróleo e gás natural. De acordo com a assessora da presidenta, que se encontra na região desde segunda-feira, a presidenta Dilma e autoridades de Brasília, do estado e da região visitam os terminais TX1 e TX2, ao longo do Canal que passa pelo Porto e segue por sete quilômetros até ao estaleiro da OSX, empresa do grupo EBX que constrói no litoral Norte Fluminense, o maior estaleiro das Américas. A previsão é de que a comitiva da presidenta chegue por volta das 15h.

A prefeita Rosinha, a presidenta Dilma, prefeitos da região e a comitiva participam da solenidade de inauguração, com o empresário Eike Batista, funcionários das empresas do grupo EBX e convidados. A OGX estima um volume total recuperável de 285 milhões de barris de petróleo deste campo ao longo do período de concessão da fase de produção.

A pedra fundamental do Porto do Açu foi lançada por Eike Batista e pela então governadora Rosinha no final de 2006, e sua construção teve início em outubro de 2007, com operação prevista para o fim do segundo semestre deste ano. Somente a retroárea do Porto, mede 90 km², que representa cerca de 20% de todo o território do município de São João da Barra.

O início da operação da OGX (primeira petrolífera genuinamente brasileira) é emblemática, porque a empresa, apesar de novata no ramo, tem posição de destaque na campanha exploratória privada no Brasil. A empresa apresentou ontem à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sua primeira Declaração de Comercialidade da acumulação de Waikiki, um generoso campo de petróleo que, a partir de agora, terá nova denominação, conforme proposta da OGX, e se denominará Campo de Tubarão Martelo, cujas jazidas foram os blocos BM-C-39 e BM-C-40, em águas rasas da Bacia de Campos, na qual, detém 100% de participação nos blocos. 

Fonte: PMCG Clique aqui e acesse