terça-feira

Causa da leucemia de jogador búlgaro pode ter sido desastre de Chernobyl


 Médico afirma que Stiliyan Petrov pode ser uma das pessoas que sofreram com alimentos contaminados pela radioatividade vinda direto da Ucrânia

A causa da leucemia de Stiliyan Petrov, do Aston Villa, pode ter sido o desastre nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986. Por ter nascido na Bulgária, país vizinho à Ucrânia, Petrov pode ter convivido durante toda sua infância com vegetais contaminados pela radiação vinda da região onde ficava o reator que explodiu. O jogador tinha apenas seis anos na época do acidente.
- O acidente aconteceu no final da primavera e a população estava consumindo vegetais radiotivos e outros tipos de comida. Muitas pessoas, que eram crianças na época, sofreram câncer por causa disso. Nós os chamamos de "Crianças de Chernobyl". A maioria nasceu na mesma região que Stiliyan - afirmou o médico da seleção búlgara ao "The Sun".
Stiliyan Petrov teve a leucemia diagnosticada no final de março e decidiu se aposentar do futebol para poder realizar seu tratamento. O jogador descobriu a doença após ter febre após um duelo contra o Arsenal, no segundo turno do Campeonato Inglês.
- Não há outros casos da doença na família e é por isso que penso que Stiliyan foi vítima da falta de informação do antigo regime comunista quando o reator nuclear de Chernobyl explodiu e a nuvem radioativa veio para o nosso país - completou o médico búlgaro.

 Fonte: GloboEsporte.com