segunda-feira

Vice-prefeito acompanha o Dia D de Prevenção ao HPV

O Dia D de Vacinação contra o HPV também atraiu várias pessoas para a Secretaria de Saúde neste sábado (5).  O vice-prefeito, Doutor Chicão, acompanhou o atendimento no Setor de Epidemiologia, junto com o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. “Pais e responsáveis estão mostrando que entendem bem a importância de trazer as filhas de 11 a 15 anos de idade para a imunização, protegendo-as de doenças graves, como o câncer de cólo de útero”,  destacou Chicão. 

A vacinação contra o HPV também acontece, até as 17h, na Casa de Prevenção, em Farol de São Tomé. “É uma oportunidade para quem vai ser vacinada pela primeira vez, mas é fundamental que a menina que iniciou a vacinação seja trazida para tomar a segunda ou terceira dose, pois a proteção só é eficaz quando essa cobertura é completa, com as três doses”, disse o vice-prefeito, que também vacinou a adolescente Maria Alice, de 12 anos, de Goitacazes.

“Na primeira campanha não pude participar, mas hoje vim e já estou saindo com as próximas doses agendadas”, disse Maria Alice, que estava acompanhada pela mãe, Kely Cristina Nunes Santana, 38 anos. “O câncer é um doença terrível e é ótima essa ação da Prefeitura, de proteger as meninas. Quando se pensa em doença, o melhor é sempre prevenir”, falou a mãe.

Campos foi o primeiro município do país a oferecer gratuitamente a vacina contra o HPV a meninas de 11 a 15 anos, prevenindo-as de vírus que causam verrugas genitais e câncer de cólo de útero. “Lançada em 2010, temos hoje 17 mil meninas que já tomaram a primeira dose; 12 mil a segunda e cerca de 8 mil a terceira. Agora outras meninas, que fizeram 11 anos, estão iniciando a imunização”, conclui Charbell.