segunda-feira

Prefeitura produz mudas de árvores para restauração de matas

Reflorestar é viver. A prefeitura, através do Centro Integrado de Produção de Mudas e Alimentos, reestruturado pela Secretaria de Agricultura e Pesca, está produzindo mudas de árvores nativas que são doadas para pequenos produtores rurais e agricultores dos assentamentos rurais do Incra, interessados na restauração de matas nativas.

O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, informa que no Centro Integrado de Produção de Mudas e Alimentos são produzidas mudas de espécies que foram reduzidas quase à extinção por causa dos desmatamentos. Dentre as espécies nativas da região de Campos que são produzidas pela Secretaria de Agricultura, estão as mudas do Ipê Roxo, Pau Brasil, Pau Ferro, Angico Vermelho, Acácia, Ipê Amarelo, Cedro, Pau Nema Rosa, Pau D Alho e Cajá Mirim.

- As mudas que produzimos são doadas para pequenos produtores de regiões com remanescentes de matas nativas e agricultores familiares nos Assentamentos do Incra. Existem ainda, em nosso interior, alguns restinho de matas nativas que os proprietários das terras gostariam de vê-las restauradas, seja para resgatar as simples lembranças de infância, seja pela consciência ambiental, ou pela conveniência da mata para manter nascentes que assegura a presença da água na propriedade, que é imprescindível para a agricultura, para a criação de animais, e para a própria vida humana - observa Eduardo Alves.

O secretário enumera os assentamentos e associações de moradores que já foram contemplados com doações de mudas frutíferas e nativas. Entre eles estão o Assentamento Osiel Alves, Josué de Castro e as Associações de Produtores Rurais de Retiro de Dores de Macabu. "Neste momento nossos técnicos estão prestando assistência técnica a um produtor que solicitou e recebeu mudas de árvores nativas para sua propriedade na região do Imbé. Este trabalho estamos realizando numa parceria com os técnicos da Emater-RJ (Empresa de Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) que visa a restauração de matas nativas", explicou Eduardo Alves.


Fonte: PMCG Clique aqui e acesse