sexta-feira

Crianças morrem mais por pneumonia e parto prematuro

A pneumonia é a maior causa de morte entre crianças abaixo de 5 anos de idade, de acordo com estudo coordenado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg. Eles examinaram a distribuição de mortes no mundo em 2010 e descobriram que 64% foram atribuídas a infecções e 40% dessas, em recém-nascidos.
O estudo, publicado na edição de maio da revista “Lancet”, sugere um declínio no número total de mortes entre 2000 e 2010, mas esta redução não é suficiente para alcançar a Meta número 4 de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir a mortalidade infantil em dois terços em 2015.
— De 7,6 milhões de mortes em crianças, 5,14 milhões (ou 18%) foram resultado de pneumonia; 1,1 milhão (ou 14%) estavam relacionados a complicações em partos prematuros e 0,8 milhão (ou 11%) foram causados por diarreia. Apesar dos enormes esforços para identificar os dados, as causas de apenas 2,7% das mortes em crianças menores que 5 anos foram certificadas por médicos em 2010 — disse o autor do estudo, Robert Black, professor do Departamento de Saúde internacional da Bloomberg.
 
Fonte: Blog do Paulo Hirano Clique aqui e acesse