sexta-feira

Coleta seletiva aumenta gradativamente

A cada ano a quantidade de lixo reciclável coletado no município só aumenta, segundo o chefe da Divisão de Coleta Seletiva da secretaria municipal de Serviços Públicos, Eduardo Parente. Um levantamento da concessionária Vital Engenharia confirma isso. De janeiro de 2009 a abril deste ano, 2238 toneladas de resíduos recicláveis já foram coletadas em Campos. Somente em 2011, 804 toneladas de material foi coletado. Nos quatro primeiros meses de 2012, o número atingiu a marca de 262 toneladas.

Segundo Eduardo, além do serviço de coleta, prestado pela concessionária Vital Engenharia, outras iniciativas estão contribuindo para a conscientização e, consequentemente, a participação da população no reaproveitamento de materiais, como papéis, plásticos, papelão, garrafas PET, latinhas, e outros. O projeto EcoAmpla, uma parceria com a concessionária Ampla, e o Vale Reciclagem, são alternativas para que o destino do lixo seco não seja terrenos e rios.

Quatro caminhões percorrem o município, realizando a coleta de recicláveis, de segunda à sexta-feira pela manhã e, à tarde, em 38 bairros diferentes. Os resíduos, que contaminariam o meio ambiente e facilitariam a propagação de animais nocivos à saúde, são doados integralmente à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social. Os materiais reciclados passam por uma triagem, pelo processo de prensa e são comercializados, com a renda revertida em alimentos encaminhados às entidades cadastradas.

- Muitos são os fatores que contribuíram para o crescimento que temos observado na quantidade de lixo reciclável recolhido e destinado à Saci. Só em 2011, tivemos um aumento de 20%. Acreditamos que um grande aliado para isso foi a sanção da lei municipal 8202, publicada no Diário Oficial em 19 de abril do ano passado. Ela obriga condomínios com mais de 50 unidades, órgão públicos, escolas, creches e unidades de saúde a efetuarem a coleta seletiva, depositando todo o material nas bags, que são grandes depósitos de lixo seco colocados no local - salientou Eduardo.

A população pode também levar o seu lixo reciclável até os postos de coletas do Vale Reciclagem. Situados na sede da secretaria municipal de Serviços Públicos, no Jardim São Benedito, na Praça da República e na Praça do Liceu, os locais servem de ponto de troca de lixo reutilizável por pacotes de aproximadamente 2 kg de adubo orgânico, produzido na Usina de Triagem e Compostagem de Santo Amaro, no distrito de mesmo nome. A troca pode ser feita também nos entulhódromos na Avenida Zuza Mota, Parque Presidente Vargas; e na Avenida Teresópolis. “Independente da quantidade de lixo, as pessoas recebem o adubo”, destacou o chefe da Divisão de Coleta Seletiva.

Fonte: PMCG Clique aqui e acesse