quinta-feira

Começou o 5° Encontro de Astronomia e Astronáutica em Campos

A cerimônia de abertura do 5° Encontro de Astronomia e Astronáutica, que tem apoio da Prefeitura de Campos,  teve início nesta quinta-feira  (19), com formação de mesa  e representatividade de diversas partes do mundo. O Encontro é elaborado pelo Clube de Astronomia e Astronáutica Louis Cruls, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e se estende até o próximo sábado (21) com programação diversificada. A prefeitura foi representada pelo subsecretário de Cultura, Avelino Ferreira e pela subsecretária de Família e Assistência Social, Giselda Leão. O evento, que é aberto ao público, acontece nesta quinta no Shopping Bouevard e manhã e sábado no Instituto Federal Fluminense (IFF)- campus Guarus.

- O Encontro, que já está em sua quinta edição, está fazendo com que Campos tenha representação mundial em Astronomia e Astronáutica - afirmou  Avelino Ferreira, que teve sua fala confirmada através das palavras do coordenador do Clube de Astronomia e Astronáutica Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza.

- Através do encontro, queremos incentivar as novas gerações a enxergar que é possível seguir uma carreira na área de astronomia e astronáutica e estamos no caminho, já que o município de Campos é a maior cidade com atividade nesta área do Brasil. Grande parte dos estrangeiros que está neste encontro, está pela primeira vez na América do Sul e este fato confirma a importância de eventos como este na cidade - declara.

Uma das palestrantes no evento é a pesquisadora da Universidade de La República, no Uruguai, Andrea Sanchez.  Andrea diz no ano de 2009 foi instituído o ensino da disciplina de Astronomia no Uruguai e ela vem ao Brasil colocar a importância desta prática no país. " As crianças tem uma curiosidade em relação ao espaço, ao mundo em que vivemos e a partir destes questionamentos, trabalhamos a educação. Temos não só a função de educar, mas de gerar curiosidade em relação ao espaço. Podemos ver em Campos cada vez mais a quantidade de pessoas envolvidas nos projetos de Astronomia e Astronáutica e paralelo a este número, a evolução e qualidade desenvolvida com os estudos", coloca.
O estudante da Universidade de Brasília, Adriano Leonés, faz mestrado em Ensino de Ciências e está no município de Campos só para prestigiar o encontro. "Campos é pioneiro no Brasil nestes estudos. Não há tantos encontros para falar sobre astronomia, que são de extrema importância no desenvolvimento de tecnologias nesta área", finaliza o estudante.
   



É com muito prazer que a Fundação Municipal de Esportes é coparticipante deste grande encontro.