sexta-feira

Mesmo preguiçoso, Fluminense se mantém 100% e garante a vaga

 Rafael Sobis gol Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
     Antes de Fluminense e Zamora entrarem em campo, o Boca Juniors venceu o Arsenal de Sarandí na Bombonera. O resultado permitia que os tricolores jogassem por um empate na Venezuela para se classificarem para as oitavas de final da Libertadores. E durante praticamente os 90 minutos ficou a impressão de que seria esse o objetivo. Mas aí brilhou a estrela de Rafael Sobis. O atacante saiu do banco aos 30 minutos do segundo tempo, e aos 33 marcou em cobrança de falta o gol da magra vitória por 1 a 0 no Estádio Agustín Tovar, mais conhecido como La Carolina.
O resultado não só garantiu a classificação como também transformou o Fluminense no primeiro time classificado para as oitavas e único a manter 100% de aproveitamento. São 12 pontos, contra sete do Boca Juniors, três do Arsenal e um do Zamora. A meta tricolor agora é conseguir o primeiro lugar do Grupo 4 e terminar a fase de grupos com a melhor campanha entre os 32 participantes. Assim, o time decidiria sempre em casa os jogos da fase eliminatória, como aconteceu em 2008, quando chegou à final e foi vice-campeão.

     Além de jogar em ritmo lento, o Fluminense encontrou dificuldades com o campo escorregadio e com a retranca do Zamora, que atacava com poucos jogadores para não correr muitos riscos na defesa. Thiago Neves, de volta ao time após mais de 20 dias afastado com um estiramento muscular na coxa, pouco participou das jogadas de ataque e errou muitos passes. Foi substituído no segundo tempo. Fred também não esteve em um dia inspirado: teve três oportunidades claras de gol, mas fracassou em todas.
A próxima partida do Fluminense será pela Taça Rio, no clássico com o Botafogo, às 18h30m de domingo. Pela Libertadores, só volta a jogar no dia 11 de abril, contra o Boca Juniors, no Engenhão.
 
Timidez ofensiva e estilo de jogo errado

     Antes de a bola rolar em Barinas, o técnico Abel Braga afirmou que o Fluminense não iria se expor tanto como fez no Engenhão, quando venceu o mesmo Zamora por 1 a 0, apesar de ter tido volume de jogo muito maior. E o discurso do treinador se refletiu em campo. Cauteloso mesmo diante da fragilidade do adversário, o Tricolor pouco criou.
    Durante boa parte da primeira etapa, o Fluminense adotou uma postura pouco agressiva. Mesmo com a presença de Thiago Neves e Deco no meio-campo, o time preferia arriscar lançamentos longos. A opção facilitava a defesa venezuelana, armada com uma linha de cinco jogadores. Em uma das investidas, Fred recebeu em posição legal. Mas a finalização foi muito ruim. Deu a impressão de que o atacante bateu já esperando ter o lance anulado por impedimento pelo auxiliar.
A melhor opção era explorar a velocidade de Wellington Nem na principal jogada desde o início da temporada. Nas duas oportunidades em que resolveu colocar a bola no chão e lançar o atacante, o time levou perigo. Na primeira, Deco deu passe para Nem. O jogador obrigou Forero a realizar grande defesa. Na segunda, Nem deu nova arrancada e só parou quando foi derrubado pelo goleiro do Zamora - pênalti não marcado pelo árbitro Carlos Vera. O Zamora chegou a criar um lance de perigo, mas exibiu a fragilidade do setor ofensivo. Prova cabal disso: o time ainda não marcou um gol sequer nesta Libertadores.

Lanzini sofre a falta, e Sobis marca
      O início do segundo tempo deu a impressão de que o Fluminense voltaria com postura mais ofensiva. Pressionou, conseguiu escanteios, e em um deles Fred assustou de cabeça, levando muito perigo. Mas foi apenas um lampejo. O time voltou a cadenciar a partida, esperando uma brecha.
      O meio-campo pouco criou, com Deco bem marcado. Mas quem destoou foi Thiago Neves, visivelmente sem ritmo de jogo e cometendo erros bobos e atípicos. Em compensação, ele apareceu em um lance isolado, deixando Fred na cara do gol com um toque sutil de cabeça. Na hora da finalização, o camisa 9 deu um leve toque encobrindo o goleiro, mas sem força suficiente. Rodríguez chegou a tempo e salvou de cabeça o gol. Foi o último lance de Thiago. Cansado, deu lugar a Lanzini, aos 28 minutos.
      A segunda substituição de Abel foi a entrada de Rafael Sobis no lugar de Wellington Nem, que havia levado perigo durante o primeiro tempo, mas caiu um pouco de rendimento após o intervalo. Abel mostrou estrela, e o Fluminense conseguiu seu gol em lance envolvendo os dois reservas. Lanzini sofreu falta na intermediária, e Sobis marcou em sua primeira finalização, contando com desvio na barreira.
     Com o gol, o Fluminense esfriou ainda mais o jogo. Para evitar um desgaste ainda maior e já pensando no clássico contra o Botafogo, Abel Braga trocou Fred por Rafael Moura. Com a vaga garantida, foi só fazer o tempo passar e se manter como o dono da melhor campanha até o momento na Libertadores.